BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO AVASYS-PRO®

BANCO DE DADOS: É onde são guardadas as pesquisas e os cadastros imobiliários, que podem ser agrupados da maneira como o usuário necessitar. Possui um poderoso gerenciador de banco de dados relacionais, onde o usuário escolhe/define os campos que pretente para seus arquivos de pesquisas imobiliárias. Importa e exporta dados em todos os formatos padronizados, além de seu próprio formato. Armazena fotos, ortofotos, TIFFs, imagens e quaisquer documentos relacionados ao imóvel pesquisado/cadastrado. A partir do mapa fiscal de uma determinada cidade, apresenta a distância aos pontos formadores de valor, sua relação com os elementos da pesquisa e com o imóvel avaliando, propiciando até mesmo o georeferenciamento destes dados, e sua correspondência com o zoneamento do município. Pode armazenar quaisquer tipos de informação sobre quaisquer tipos de imóvel, inclusive imóveis rurais. Os imóveis avaliados geram um banco de dados específico compreendendo o relatório dos cálculos realizados e toda a documentação utilizada na sua produção. As informações de mercado (pesquisas) podem ser baixadas pelo sistema, diretamente das bases de dados de nossas empresas associadas, especializadas em pesquisas imobiliárias. Pesquisas específicas podem ser solicitadas via internet às nossas associadas, também diretamente do sistema, não exigindo a edição de e-mail para estas solicitações.

INFERÊNCIA ESTATÍSTICA: Com operação simples e rápida, reproduz todos os testes estatísticos necessários à perfeita interpretação da regressão linear multivariada, pelo método dos mínimos quadrados. As avaliações em massa são realizadas por esta metodologia. Regressões espaciais poderão ser inseridas no sistema, bem como quaisquer outros testes estatísticos que sejam necessários. Gráficos e relatórios detalhados auxiliam o profissional avaliador na tomada de decisão sobre a aceitação do trabalho e seu grau de rigor/precisão/aceitação. Ajustes nas significâncias permitem ao profissional adequar o software a realizar os cálculos de acordo com suas necessidades, atendendo quaisquer normas técnicas. Pode ser utilizada para a avaliação de imóveis urbanos, glebas urbanizáveis e imóveis rurais, nas modalidades venda ou locação. Em sua opção "Matemática", permite que quaisquer dados sejam tratados pelas ferramentas de regressão e não se restringe aos dados advindos dos bancos de dados cadastrados no sistema, posto que pode obter informações diretamente de planilhas ou bancos de dados externos.

AVALIAÇÃO POR FATORES: Também denominada Homogeneização, Avaliação Clássica ou Descritiva, permite ao profissional a avaliação de terrenos com e sem construções e, ainda, realizar avaliações de escritórios, lojas, casas e demais imóveis por comparação direta. Engloba mais de 80 tipos de avaliação pré configurados e pode ser utilizada para a determinação de valores de venda ou de locação. Na avaliação de valores locativos, considera as periodicidades contratuais. Permite o cálculo de valores locativos pelo método da renda. Permite a avaliação de imóveis pela composição dos valores de terreno (comparativo direto) e de construção (custo de reprodução). O saneamento da amostra é realizado por desvios padronizados ou por intervalo percentual e o profissional avaliador também pode criar seus próprios métodos de saneamento de médias e valores. Quaisquer métodos desenvolvidos por comissões de peritos, IBAPEs e instituições normalizadoras podem ser fácil e diretamente ajustados no sistema. Os fatores podem ser multiplicativos ou aditivos, à escolha do avaliador. A flexibilidade é total.

PADRÃO CONSTRUTIVO, DEPRECIAÇÃO POR CONSERVAÇÃO E IDADE: Tanto na inferência estatística como na avaliação clássica, o sistema permite ao avaliador escolher qual a metodologia a ser utilizada na determinação dos valores das construções dos elementos pesquisados, bem como do avaliando. Para a utilização do método mais rigoroso, que exige a vistoria interna aos imóveis da pesquisa imobiliária ou do cadastro municipal, o avaliador demandará o trabalho extra de angariar a documentação de cada elemento de pesquisa e de vistoriá-los um a um. Todavia, a documentação pode ser armazenada no banco de dados do sistema ficando disponível para a composição dos relatórios. O método do valor decrescente e da idade aparente é o método menos rigoroso porém muito mais prático, posto que não exige a vistoria de cada elemento da pesquisa imobiliária. Também estão contemplados os métodos de Hoss-Heidecke modificado e puro - que exigem a vistoria interna e a documentação dos imóveis pesquisados, a fim da determinação da idade real de cada imóvel e de seu estado de conservação interno. Os padrões construtivos, bem como as metologias de depreciação podem ser regionalizados e adequados a partir de quaisquer estudos consagrados ou próprios. Todas as comprovações dos métodos mais rigorosos devem ser documentais e, neste caso, tais documentos deverão fazer parte do Laudo de Avaliação. Atualmente, vê-se que alguns profissionais utilizam-se da metodologia mais rigorosa porém de forma corrompida, isto é, não vistoriam internamente os elementos de pesquisa e não observam/apresentam suas documentações. Se isto for realizado, a avaliação trará informações inverossímeis e o trabalho poderá falsear a verdade, tornando-se questionável e controverso. Tal análise minuciosa e importante escolha, o sistema permite ao profissional cauteloso realizar.

RELATÓRIOS: Totalmente personalizáveis, permitem ao profissional ou ao escritório/departamento de avaliações, desenvolver seus próprios modelos de relatórios, com suas marcas d'água indeléveis, logomarcas, cabeçalhos, rodapés e assinaturas digitais, podendo ser armazenados em vários formatos de arquivo, incluindo o formato PDF, para o envio de trabalhos a serem impressos diretamente no cliente. Inclui a possibilidade de modelagem dos gráficos, escolha de fontes e a digitação de textos complementares àqueles gerados automaticamente pelos cálculos realizados. Também permitem a introdução de digitalizações de quaisquer documentos necessários à comprovação dos dados da avaliação.

PLANTA DE VALORES GENÉRICOS: Para aqueles que pretendem a realização de Planta de Valores Genéricos, também denominada Planta Genérica de Valores (PGV-IPTU), ou para as avaliações em massa, o sistema propicia o lançamento das equações de regressão diretamente no cadastro municipal ou no banco de dados escolhido, sendo que neste ato já calcula os valores das construções cadastradas, permitindo em módulo próprio, a geração de carnês de lançamento e cobrança de IPTU e o acompanhamento de sua efetiva quitação. Também em módulo próprio, pode conter o CAD do mapeamento fiscal do município e a ferramenta de eliminação de conflitos de valores de faces de quadra nas fronteiras dos setores fiscais.

INDEXADORES: O sistema permite que as bases de dados, incluídos os cadastros municipais, sejam atualizadas por indexadores econômicos e que as construções de cada um dos elementos de pesquisa sejam tidas nos valores atualizados por índices específicos da construção civil. Estes recursos são especialmente desenvolvidos para propiciar que os cadastros imobiliários e as avaliações realizadas, sejam mantidos atualizados pelos municípios/profissionais que fizerem uso do sistema, dentro dos preceitos das normas técnicas e legais em vigor.

FERRAMENTAS TÉCNICAS: O sistema possui todas as ferramentas técnicas da engenharia de avaliações e da engenharia de software disponíveis no mercado, possibilitando ao usuário a total personalização de seu ambiente de trabalho. Seu poderoso banco de dados relacional se comunica diretamente com quaisquer bancos de dados do mercado, especialmente SQL, Oracle e etc., podendo também importar dados e planilhas de softwares e aplicativos comerciais dos sistemas da Microsoft©, Open Office©, e outros.

SUPORTE E VERSÕES NOVAS: Todas as sugestões dos usuários são incorporadas ao sistema que será atualizado constantemente via internet, sem que se percam quaisquer informações ou trabalhos executados, e sem custo adicional. Assim, o usuário contará sempre com as atualizações de indexadores econômicos e de construção, atendimento às alterações de normas técnicas, adequações de sistemas operacionais e outras facilidades. O suporte é feito 7 dias por semana, via internet, diretamente pelo sistema, por grupos de discussão, e-mail e chat. Em caso de necessidade, até mesmo o desenvolvimento de MODELOS DE LAUDO e a VERIFICAÇÃO ou COMPOSIÇÃO DE TRABALHOS poderão ser efetuados. Basta solicitar por e-mail.



A QUEM SE DESTINA?

O projeto AVASYS-PRO® foi desenvolvido para atender uma ampla gama de profissionais que atuam na seara da Engenharia de Avaliações e análise de investimentos, em especial:

- Empresas de avaliação patrimonial e de consultoria
- Profissionais avaliadores autônomos
- Peritos judiciais e Comissões das Varas das Fazendas Públicas
- Bancos em seus departamentos de crédito fiduciário, hipotecas, etc.
- Autarquias municipais, estaduais e federais
- Prefeituras municipais e Secretarias de patrimônio
- Incorporadoras e Consultorias imobiliárias
- Empresas do ramo das ciências atuariais (seguros)
- Corretores imobiliários autônomos e Imobiliárias
- Escritórios de advocacia consultiva imobiliária
- Empresas de pesquisa mercadológica

 
Copyright © Engº José Maurício de Almeida - JMA Engenharia - AVALIA2000 © - 1986/2019 / AVASYS-PRO © - 2005/2019
Última atualização: 01/01/2019
  Site Map